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Veículos Elétricos: Menos Acidentes e Maior Custo de Manutenção?

Carros eletricos

Introdução:

Você sabia que os carros elétricos (EVs) não só são mais seguros nas estradas, mas também têm custos de manutenção significativamente mais altos? À medida que a sociedade se afasta dos motores de combustão interna (ICE) para combater as mudanças climáticas, enfrentamos um novo conjunto de desafios e benefícios com os EVs. Este artigo explora as descobertas de novos relatórios sobre a frequência de acidentes e os custos de reparo dos EVs em comparação com os veículos com motor de combustão interna (ICE).

Índice

Resultados do Relatório da GDV

Frequência de Danos em EVs

Quem é a GDV?

A Associação Alemã de Seguros, conhecida como GDV (Gesamtverband der Deutschen Versicherungswirtschaft), é uma organização que representa os interesses das seguradoras na Alemanha. A GDV conduz pesquisas detalhadas e oferece análises abrangentes sobre diversas questões relacionadas a seguros, incluindo o impacto dos veículos elétricos (EVs) no setor de seguros. Através de seus estudos, a GDV fornece dados valiosos que ajudam a moldar políticas e práticas no mercado de seguros.

Menos Danos com EVs

Os veículos elétricos (EVs) demonstram um desempenho superior em termos de segurança nas estradas. Segundo o estudo conduzido pela GDV, os EVs são responsáveis por 5 a 10% menos acidentes do que os veículos com motores de combustão interna (ICE). Este resultado é ainda mais impressionante quando se observa as reivindicações de seguros abrangentes, onde os danos causados por EVs são até 20% menos frequentes.

Por Que Menos Acidentes?

Uma possível explicação para essa diferença é a maneira como os proprietários de EVs dirigem. Muitos motoristas de EVs ainda lidam com a ansiedade da autonomia da bateria, o que os leva a planejar suas viagens com antecedência e a dirigir de maneira mais cautelosa e em velocidades mais baixas. Além disso, a maioria dos proprietários de EVs carrega seus veículos em garagens, onde eles estão protegidos contra danos por granizo e furtos, o que também contribui para a menor frequência de incidentes.

Comparação com Seguros Abrangentes

Os dados da GDV indicam que, em termos de seguros abrangentes, os EVs apresentam até 20% menos incidentes do que os veículos ICE. Seguro abrangente é um tipo de cobertura de seguro automotivo que oferece proteção contra uma ampla variedade de riscos, incluindo danos por colisão, roubo, vandalismo, desastres naturais e incêndios. Isso sugere que os EVs não apenas causam menos acidentes, mas também sofrem menos danos em situações abrangentes, reforçando a ideia de que são uma escolha mais segura nas estradas.

Este relatório destaca a importância de considerar não apenas os benefícios ambientais dos EVs, mas também suas vantagens em termos de segurança. No entanto, a frequência de danos é apenas uma parte da equação. No próximo ponto, exploraremos os custos de reparação mais elevados dos EVs e as razões por trás disso.

Custos de Manutenção de Elétricos

Custos de Manutenção 30-35% Maiores

Os custos de manutenção de veículos elétricos (EVs) são significativamente mais altos do que os dos veículos com motores de combustão interna (ICE). Estudos indicam que os reparos em EVs podem custar entre 30% e 35% a mais. Essa diferença é influenciada por vários fatores, que incluem a complexidade técnica das baterias, medidas de segurança contra incêndios, tempos de manutenção prolongados e altos custos de mão de obra especializada.

Substituição de Baterias

A substituição das baterias é um dos principais fatores que contribuem para o aumento dos custos de manutenção dos EVs. As baterias de tração são componentes caros e complexos. Em muitos casos, não é possível reparar danos no invólucro da bateria ou identificar e substituir módulos defeituosos individuais. Além disso, alguns fabricantes preferem substituir as baterias com base em fatores como a ativação do airbag, em vez de danos reais, o que leva a substituições prematuras e desnecessárias. Esta prática pode rapidamente exceder o valor de substituição do veículo, resultando em uma declaração de perda total mesmo para veículos relativamente novos.

Medo de Incêndio

O medo de incêndio é outra preocupação significativa que eleva os custos de reparação dos EVs. Em caso de colisão, muitos reboquistas, bombeiros e oficinas de manutenção são cautelosos quanto ao risco de incêndio nas baterias. Como medida de precaução, alguns veículos elétricos são submersos em tanques de água após um acidente, o que pode levar à perda total do veículo, mesmo que os danos sejam mínimos. Alternativamente, os EVs são frequentemente colocados em quarentena por períodos prolongados até que seja garantido que estão seguros, aumentando ainda mais os custos devido ao tempo de inatividade e às medidas de segurança adicionais.

Tempos de Reparação Prolongados

Os EVs geralmente permanecem em oficinas de manutenção por mais tempo do que os veículos ICE. Isso se deve, em parte, à indisponibilidade de baterias de substituição, que pode atrasar significativamente o processo de reparo. Além disso, a incerteza sobre os riscos de incêndio contribui para atrasos adicionais. O resultado é um aumento não só na conta da oficina, mas também nos custos associados ao aluguel de veículos e à perda de uso.

Custo de Mão de Obra Elevado

A reparação de EVs requer conhecimento especializado e treinamento específico, algo que muitas oficinas independentes ainda não possuem. Essa falta de conhecimento faz com que as oficinas especializadas em EVs cobrem preços mais altos por seus serviços. Além disso, uma porcentagem maior de EVs é reparada em oficinas autorizadas, que tendem a ser mais caras do que as oficinas independentes. A falta de técnicos qualificados também significa que os custos de mão de obra são substancialmente mais elevados, contribuindo ainda mais para os altos custos de reparação.

Impacto dos ADAS nos Custos de Manutenção

Sistema Avançado de Tecnologia
Sistemas Avançados ADAS

Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS)

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) são tecnologias projetadas para aumentar a segurança e a eficiência dos veículos. Embora esses sistemas ofereçam muitos benefícios, eles também podem aumentar os custos de reparação devido à sua complexidade e à necessidade de recalibração após um acidente. A seguir, vamos detalhar alguns dos principais sistemas ADAS e seu impacto nos custos de reparação.

Frenagem Automática de Emergência (AEB)

O sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB) detecta obstáculos à frente do veículo e aciona automaticamente os freios se o motorista não reagir a tempo. Isso pode prevenir colisões ou reduzir a gravidade do impacto. Os benefícios do AEB incluem maior segurança para o motorista e os passageiros, além de potencialmente menores danos em caso de colisão. No entanto, sensores e câmeras utilizados pelo AEB são caros de substituir e recalibrar após um acidente, o que aumenta os custos de reparação.

Assistente de Permanência na Faixa (Lane Keeping Assist)

O Assistente de Permanência na Faixa monitora as marcações da estrada e ajuda o motorista a manter o veículo dentro da faixa. Esse sistema corrige suavemente a direção se o carro começar a desviar. O benefício principal é a redução de acidentes causados por desvios involuntários de faixa. No entanto, câmeras e sensores que compõem este sistema podem ser danificados em colisões, resultando em custos de reparação elevados devido à necessidade de recalibração precisa.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control)

O Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura do carro à frente. Isso facilita a condução em rodovias e reduz o cansaço do motorista. Apesar dos seus benefícios, como a diminuição do risco de colisões traseiras, a substituição e a recalibração dos sensores de radar e câmeras desse sistema podem ser dispendiosas após um acidente.

Monitoramento de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring)

O Monitoramento de Ponto Cego avisa o motorista sobre veículos presentes nos pontos cegos durante a mudança de faixa. Esse sistema aumenta a segurança ao reduzir o risco de colisões laterais. Contudo, os sensores e câmeras necessários para o monitoramento de ponto cego são vulneráveis a danos e, portanto, caros para reparar e recalibrar.

Assistente de Estacionamento (Park Assist)

O Assistente de Estacionamento auxilia o motorista durante as manobras de estacionamento, podendo até mesmo controlar o volante automaticamente. Isso torna o estacionamento mais seguro e menos estressante. No entanto, sensores ultrassônicos e câmeras utilizados pelo Park Assist podem ser danificados em pequenas colisões, levando a custos elevados de reparação.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Recognition)

O Reconhecimento de Sinais de Trânsito detecta e exibe sinais de trânsito, como limites de velocidade, no painel do veículo. Esse sistema ajuda o motorista a seguir as regras de trânsito e aumenta a segurança nas estradas. No entanto, câmeras e software de reconhecimento precisam ser recalibrados após danos, aumentando os custos de reparação.

Alerta de Tráfego Cruzado (Rear Cross Traffic Alert)

O Alerta de Tráfego Cruzado avisa sobre a aproximação de veículos ou objetos quando o carro está em marcha à ré, especialmente útil ao sair de vagas de estacionamento. Isso reduz o risco de colisões traseiras. No entanto, sensores e câmeras envolvidos no sistema podem ser caros para substituir e recalibrar após um acidente.

Impacto dos ADAS nos Custos de Reparação

Embora os sistemas ADAS ofereçam benefícios significativos em termos de segurança, eles também contribuem para o aumento dos custos de reparação. A complexidade e a necessidade de recalibração precisa desses sistemas após um acidente elevam significativamente os custos. Sensores, câmeras e software de alta tecnologia são caros para substituir e exigem técnicos especializados para garantir que funcionem corretamente após reparos. Como resultado, a presença de ADAS em veículos modernos torna os reparos mais caros e complexos.

Impacto para Frotas e Seguradoras

Reboque
Impacto

Implicações para Operadores de Frotas

As descobertas sobre a segurança dos veículos elétricos (EVs) são extremamente positivas para os operadores de frotas. Segundo os estudos, os EVs são responsáveis por 5 a 10% menos acidentes em comparação com veículos com motores de combustão interna (ICE). Em termos de reivindicações de seguros abrangentes, os EVs apresentam uma frequência de incidentes até 20% menor. Esses dados desmistificam a ideia de que o torque instantâneo dos EVs e as características de direção desconhecidas aumentam os riscos de segurança nas estradas.

Os operadores de frotas podem se beneficiar enormemente dessa menor frequência de acidentes. Menos acidentes significam menos tempo de inatividade dos veículos, menor necessidade de reparos e, consequentemente, menores custos operacionais. Além disso, a adoção de EVs pode melhorar a imagem da empresa, mostrando um compromisso com a sustentabilidade e a inovação.

No entanto, é importante destacar que os custos de manutenção dos EVs são significativamente mais altos. Estudos indicam que os reparos em EVs podem custar entre 30% e 35% a mais do que os reparos em veículos ICE. Isso se deve à complexidade técnica das baterias, ao medo de incêndio, aos tempos de reparação prolongados e ao custo elevado de mão de obra especializada. Essas despesas adicionais podem impactar os orçamentos das frotas, tornando essencial uma gestão cuidadosa e um planejamento financeiro adequado para lidar com os custos mais elevados de manutenção.

Ação Requerida dos OEMs

Heinz Gressel, Presidente do Comitê de Veículos Motorizados da GDV, destacou a necessidade de os fabricantes de EVs (Original Equipment Manufacturers, OEMs) tomarem medidas para reduzir os custos de reparo e melhorar a aceitação da mobilidade elétrica. Uma das principais áreas de foco deve ser o design dos EVs para proteger melhor as baterias, que são componentes caros e cruciais. Melhorar a proteção das baterias pode reduzir a frequência de danos e, consequentemente, os custos de reparação.

Os OEMs também devem fornecer às oficinas de manutenção equipamentos de diagnóstico avançados para avaliar a condição das baterias após um acidente. Essa tecnologia pode ajudar a determinar se a substituição da bateria é realmente necessária, evitando substituições prematuras e desnecessárias. Desenvolver critérios claros para o manuseio de EVs após colisões e oferecer treinamento adequado a todos os envolvidos no processo de recuperação e reparação de veículos elétricos são passos essenciais para minimizar os custos e aumentar a confiança dos consumidores nos EVs.

Além disso, a colaboração entre fabricantes, seguradoras e operadores de frotas é crucial para entender melhor os desafios enfrentados e desenvolver soluções práticas e econômicas. Essa colaboração pode levar a inovações que não apenas reduzem os custos de manutenção e reparação, mas também melhoram a eficiência e a durabilidade dos veículos elétricos.

Apoio da Indústria de Seguros à Transição para Elétricos

A Necessidade de Mudança

A indústria de seguros desempenha um papel fundamental na transição para veículos elétricos (EVs). À medida que enfrentamos os impactos crescentes das mudanças climáticas, a mudança para carros que não utilizam combustíveis fósseis torna-se não apenas a escolha certa, mas a única escolha viável para um futuro sustentável. As seguradoras estão ativamente apoiando essa transição de várias maneiras, desde a adaptação de suas políticas até a oferta de conselhos de prevenção de perdas e o monitoramento dos efeitos dos EVs no seguro automotivo.

Apoio das Seguradoras na Transição para Elétricos

As seguradoras estão se adaptando às novas demandas do mercado ao oferecer pacotes de seguros especializados para proprietários de EVs. Estes pacotes levam em consideração as características únicas dos veículos elétricos, como os custos elevados de reparação e a necessidade de coberturas específicas para baterias. Além disso, muitas seguradoras estão investindo em pesquisas para compreender melhor os riscos e benefícios associados aos EVs. Esses esforços ajudam a desenvolver estratégias mais eficazes para mitigar possíveis problemas e apoiar a adoção de veículos elétricos.

Redução do Uso de Combustíveis Fósseis

A transição para EVs é crucial para reduzir a dependência global de combustíveis fósseis, que são uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, contribui significativamente para o aquecimento global, resultando em eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar e impactos negativos na biodiversidade. Ao apoiar a adoção de EVs, a indústria de seguros está ajudando a combater esses efeitos e promovendo um futuro mais sustentável.

Benefícios Ambientais dos Veículos Elétricos

Os veículos elétricos produzem zero emissões de escape, o que significa que não emitem dióxido de carbono (CO2) ou outros poluentes nocivos enquanto estão em operação. Isso contrasta fortemente com os veículos movidos a combustíveis fósseis, que liberam grandes quantidades de CO2 e outros poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas finas, que são prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública. A redução dessas emissões é crucial para melhorar a qualidade do ar nas cidades e para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Iniciativas de Sustentabilidade

Além de apoiar a adoção de EVs, muitas seguradoras estão implementando iniciativas de sustentabilidade em suas operações. Isso inclui o uso de energia renovável em suas instalações, a redução de resíduos e a promoção de práticas sustentáveis entre seus funcionários e clientes. Essas iniciativas não só ajudam a reduzir a pegada de carbono da própria indústria de seguros, mas também incentivam outras empresas e indivíduos a adotarem práticas mais sustentáveis.

No Brasil, qual a opinião de especialistas sobre estas questões?

Vendas de Elétricos em 2023 representaram 18% dos veículos vendidos: China Lidera.

Introdução e Lacunas na Pesquisa

Eduardo Bortotti, com experiência de 25 anos em empresas de energia e mobilidade elétrica, pontua:

“Em primeiro lugar, é crucial abordar algumas lacunas que não foram contempladas na pesquisa. Para realizar uma comparação adequada, é fundamental que os parâmetros utilizados estejam na mesma base, e neste aspecto, o estudo mostra-se insuficiente.

Tecnologias Avançadas de Segurança

Os veículos elétricos, por serem mais recentes, incorporam tecnologias e sistemas avançados de segurança, o que aumenta a segurança em sua operação. Destacam-se, por exemplo, os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), já discutidos anteriormente. Além disso, os próprios sistemas de propulsão e regeneração de energia dos veículos elétricos contribuem para uma desaceleração mais eficiente sem necessidade de utilização do sistema de freios. Em média, veículos elétricos apresentam tecnologias de segurança superiores quando comparados com veículos a combustão, o que se reflete em índices de acidentes mais baixos.

Custos Pós-Sinistro e Mercado de Peças

Quanto aos custos pós-sinistro, entendo que nesse momento estamos simplesmente sendo influenciados pela lei de oferta e demanda. Apesar de as vendas globais de veículos elétricos representarem mais de 18% do total de veículos vendidos em 2023, a penetração em relação aos veículos a combustão ainda é limitada. A prioridade atual do mercado é expandir o volume de vendas, em vez de desenvolver uma infraestrutura abrangente de distribuição de peças intercambiáveis. Ademais, o número restrito de oficinas especializadas em veículos elétricos permite que estas cobrem preços mais elevados, contrastando com um mercado de maior concorrência. Consequentemente, os custos de peças e serviços são significativamente maiores em comparação com veículos a combustão.

Manutenção de Veículos Elétricos

É importante destacar que os veículos elétricos possuem cerca de 2.000 peças a menos do que seus equivalentes a combustão, resultando em manutenções preventivas e corretivas menos frequentes e onerosas. Existem casos de veículos elétricos que alcançaram 100.000 km sem a necessidade de substituição das pastilhas de freio, por exemplo.

Baterias e Danos em Acidentes

No que tange às baterias, é verdade que em acidentes severos, danos às baterias podem levar a uma perda total do veículo, uma vez que a bateria representa entre 60% e 70% do valor do automóvel. Contudo, apenas uma pequena fração dos sinistros registrados em veículos elétricos, menos de 5%, afeta as baterias. Em contraste, em veículos a combustão, entre 15% e 30% dos sinistros resultam em perda total.

Portanto, embora o estudo forneça informações valiosas, é essencial realizar uma avaliação criteriosa e comparativa entre veículos elétricos e a combustão para obter conclusões mais precisas.”

Conclusão

A adoção de veículos elétricos (EVs) está se acelerando à medida que a sociedade busca soluções mais sustentáveis para combater as mudanças climáticas. Relatórios recentes destacam que os EVs são menos propensos a acidentes em comparação com veículos com motores de combustão interna (ICE), oferecendo benefícios significativos em termos de segurança. No entanto, os custos de manutenção e reparação de EVs são consideravelmente mais altos devido à complexidade técnica das baterias, ao medo de incêndio, aos tempos de reparação prolongados e ao custo elevado de mão de obra especializada. Além disso, os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), embora melhorem significativamente a segurança, também aumentam os custos de reparação devido à necessidade de recalibração e substituição de componentes caros.

A indústria de seguros desempenha um papel vital no apoio à transição para veículos elétricos, ajustando suas políticas e investindo em pesquisas para compreender melhor os riscos e benefícios dos EVs. Ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover práticas sustentáveis, as seguradoras ajudam a criar um futuro mais saudável e seguro para todos. A colaboração contínua entre fabricantes, seguradoras e consumidores é essencial para acelerar a transição para uma mobilidade mais verde e eficiente.

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