Introdução:
O sistema de arrefecimento desempenha um papel crucial na saúde do veículo. Ele regula a temperatura do motor, prevenindo superaquecimento ou congelamento. Esta função assegura que o veículo opere de forma eficiente e segura. A escolha adequada e a manutenção do fluido para radiador e dos aditivos são essenciais. Eles protegem contra corrosão e otimizam o desempenho do sistema de arrefecimento. Assim, contribuem significativamente para a longevidade e o bom funcionamento do motor. Manter estes componentes em cheque é fundamental para evitar falhas e garantir a segurança na estrada. Neste artigo você vai descobrir qual é o melhor para o seu carro: aditivo ou fluido de arrefecimento.
Funções dos Fluidos e Aditivos no Radiador
Os fluidos e aditivos para radiador são vitais para o veículo. Primeiro, eles mantêm a temperatura ideal do motor. Isso evita superaquecimento ou congelamento em condições adversas. Além disso, oferecem proteção essencial contra corrosão e cavitação. O aditivo também evita o ponto de ebulição da água ou congelamento. Essas ameaças podem danificar seriamente o motor se não forem controladas. Os aditivos, especialmente, contêm componentes químicos que impedem a corrosão dos metais internos. Também melhoram a eficiência do sistema de arrefecimento. Isso se dá pela otimização da transferência de calor e pela redução da formação de bolhas de ar, que podem impedir o fluxo adequado do líquido. Assim, o uso correto desses produtos assegura que o sistema de arrefecimento opere em seu máximo potencial.
Qual a diferença entre Fluido de Arrefecimento e Aditivo?
Aditivo é um componente que deve ser misturado com água para formar um fluido protetor. Para ser considerado um aditivo de radiador, deve conter monoetilenoglicol (MEG) e inibidores de corrosão, além disso, dever ser aprovado pelo INMETRO e seguir as normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Possui uma resistência maior para a corrosão mas deve ser misturado com água. Ou seja, não está pronto para o uso.
Fluido de arrefecimento já vem pronto para uso e não requer diluição. Contém água e aditivos secundários. Vantagens incluem praticidade, pois não precisa ser diluído. No entanto, tem menor durabilidade, oferece menos proteção contra corrosão e pode ser menos eficiente em comparação com o aditivo por não conter as propriedades do aditivo: monoetilenoglicol (MEG)
Tipos Aditivos Para o Radiador
No mercado, encontramos fluidos e aditivos para radiador orgânicos e inorgânicos. Cada tipo oferece benefícios específicos, adequados a diferentes necessidades do veículo. Os fluidos orgânicos, por exemplo, contêm aditivos anticorrosivos que se decompõem mais lentamente. Isso prolonga a proteção contra corrosão. Eles são ideais para motores modernos, garantindo maior longevidade ao sistema de arrefecimento.
Por outro lado, os inorgânicos, tradicionalmente usados, necessitam de trocas mais frequentes. No entanto, podem ser mais acessíveis e ainda oferecem boa proteção inicial contra corrosão. A escolha entre orgânicos e inorgânicos deve considerar as especificações do fabricante do veículo e as condições climáticas locais. Em climas frios, produtos que previnem o congelamento são cruciais. Já em regiões quentes, prioriza-se fluidos com alto ponto de ebulição.
Tipos de Aditivos
Explorar os diferentes tipos de aditivos para radiador é crucial para garantir a saúde e eficiência do seu veículo. Vamos mergulhar nas especificações de cada um para fazer a escolha certa:
- Orgânico: Este tipo destaca-se por sua natureza biodegradável, minimizando o impacto ambiental. Sua disponibilidade no mercado e a durabilidade estendida, comparada aos aditivos inorgânicos, o tornam uma escolha popular entre os motoristas conscientes do meio ambiente.
- Sintético (Inorgânico): Criado a partir de compostos não orgânicos e não biodegradáveis, este aditivo demanda cuidados especiais no descarte para evitar danos ambientais. Conhecido também como inorgânico, ele requer atenção ao ser descartado, precisando ser levado a locais adequados para tal.
- Etilenoglicol: Composto principalmente por etilenoglicol, este aditivo é notável por sua toxicidade mais elevada em comparação com os outros tipos. Essa característica exige manipulação cuidadosa e conscientização sobre os riscos potenciais para a saúde e o meio ambiente.
Misturar diferentes tipos de aditivos ou combinar produtos de cores distintas pode prejudicar seriamente o sistema de arrefecimento do carro, afetando negativamente a vida útil do motor e a eficácia do aditivo. Portanto, é essencial seguir as recomendações do manual do proprietário do veículo ao escolher o aditivo adequado, assegurando que você está tomando a decisão correta para manter seu carro funcionando de maneira ótima e segura.
Seleção do Produto Correto
A escolha do fluido ou aditivo correto é crucial para a saúde do veículo. Inicialmente, verifique as especificações do fabricante do veículo. Elas orientam qual tipo de produto é mais adequado ao motor do seu carro. Além disso, considere o tipo de motor. Motores mais antigos podem ter necessidades diferentes dos modernos, especialmente em termos de proteção contra corrosão.
Há também a escolha entre produtos concentrados e prontos para uso. Os concentrados exigem a diluição precisa com água desmineralizada, oferecendo flexibilidade na mistura. Já os prontos para uso eliminam a possibilidade de erros na proporção, facilitando a aplicação. Lembre-se, a decisão deve alinhar-se às necessidades específicas do seu veículo e às condições de operação habituais.
Manutenção do Sistema de Arrefecimento
Manter o sistema de arrefecimento em dia é fundamental para o desempenho do veículo. A troca regular do fluido de radiador e dos aditivos previne problemas graves. Geralmente, recomenda-se a troca a cada dois anos ou conforme a quilometragem indicada pelo fabricante. Este processo varia, então, consulte o manual do seu veículo. Se o radiador necessitar de limpeza, leia o nosso artigo.
Para uma troca eficaz, esvazie completamente o sistema de arrefecimento e remova resíduos. Em seguida, adicione o novo fluido, respeitando as especificações do fabricante. Quanto à manutenção preventiva, verifique regularmente o nível e o estado do fluido. Fique atento a sinais de vazamento ou corrosão. Tais cuidados asseguram que o sistema de arrefecimento funcione bem, protegendo o motor contra extremos de temperatura.
Veja o passo a passo para trocar e os erros a serem evitados.
Perguntas Frequentes
Quando devo trocar o fluido do radiador? A troca deve ocorrer a cada dois anos ou conforme a quilometragem recomendada pelo fabricante. Sinais como fluido turvo ou presença de partículas indicam a necessidade imediata de troca.
Quais as consequências de não trocar o fluido? Ignorar a manutenção pode levar a superaquecimento, corrosão interna e falha grave do motor. A prevenção é essencial para evitar custos elevados de reparo.
Posso misturar diferentes fluidos ou aditivos? Não é recomendado. Misturas inadequadas podem comprometer a eficácia do sistema de arrefecimento e até danificá-lo. Sempre siga as especificações do fabricante do veículo para escolher produtos compatíveis.
Qual a diferença entre fluido e aditivo? O aditivo é concentrado e necessita misturar com água. Tem um efeito duradouro de proteção. O fluido já vem pronto para uso e tem um efeito protetivo menor.
Conclusão
Entender e cuidar do sistema de arrefecimento é vital para a saúde do veículo. O uso correto de fluidos e aditivos para radiador assegura não apenas a eficiência do motor, mas também sua segurança e durabilidade. Essa prática preventiva evita problemas sérios, como superaquecimento e corrosão, que podem comprometer o desempenho do veículo e levar a falhas dispendiosas. Portanto, seguir as recomendações do fabricante e realizar manutenções regulares é essencial. Dessa forma, garantimos o bom funcionamento do veículo, assegurando sua confiabilidade e prolongando sua vida útil. Portanto, se quiser uma proteção de longo prazo, vá de aditivo. Consulte o manual do seu carro.